Inep

Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Um dos mais antigos e renomados Institutos de Pesquisas do Brasil, com quase 80 anos de existência o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ou INEP, é o órgão com status de autarquia federal vinculado ao Ministério da Educação responsável por realizar pesquisas e estudos e avaliar o sistema educacional do país.

Conhecendo a história do INEP

No ano de sua criação em 1937 o Instituto recebeu o nome de Instituto Nacional de Pedagogia e começou a funcionar efetivamente um ano após sua criação mudando mais uma vez de nome para Institutos Nacionais de Estudos Pedagógicos tendo como primeiro diretor geral o professor Lourenço Filho.

Por decreto cabia ao INEP fornecer informações sobre o sistema educacional do país, mas também foi designado para ajudar no processo seletivo dos profissionais que atuariam como funcionários públicos da União.

Em 1944 ocorreu o lançamento da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Este evento foi de fundamental importância, pois através deste veiculo o Instituto publica até hoje as informações obtidas em seus estudos e pesquisas.

O educador Anísio Teixeira no ano de 1952 foi nomeado diretor geral do instituto. Ao assumir o cargo o professor estabeleceu o objetivo de criar centros de pesquisas para através de meios científicos fundamentar uma reconstrução educacional no Brasil, o que virou realidade com a criação do Centro Brasileiro de pesquisas Educacionais com sede na cidade do Rio de Janeiro e também criou centros regionais em diversas capitais brasileiras.

Um dos períodos mais difíceis para o Instituto foi a época em que o país foi governado pelo presidente Fernando Collor, pois foi quando o órgão correu o risco de ser extinto. Para que isso não ocorresse, o INEP teve que sofrer uma reestruturação e começou a focar em um meio de reestruturar suas pesquisas educacionais e novas estratégias para divulgar o resultado dessas pesquisas.

INEP e ENEM

Em 1997 o Instituto com o objetivo de avaliar o desempenho e o nível de ensino dos estudantes que estavam para concluir o então 2º grau, atual ensino médio nas escolas publicas, aplicou pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A prova era facultativa e por isso não teve grande adesão na época. Porém, hoje o Enem apesar de continuar sendo facultativo, passou a ser quase obrigatório para os estudantes que estão para concluir ou que já concluíram o ensino médio, pois o Exame é requisito principal para participar de Programas como ProUni e Fies.